sábado, 27 de maio de 2017

Pancadas...










Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece.


Franz Kafka

( Considerando que é alguém com uma pancada Muito superior à minha)







Do alto do meu quase sexagenarismo, interpreto  o que se passa ao meu redor talvez com uma percepção diferente da realidade - da realidade que eu entendo - algo discordante do que poderia ter concebido há um par de anos atrás.

O tempos são outros. Eu  nem por isso, ou antes, não queria , mas também mudei, claro. Já não subo à figueira grande ( enorme desafio gravitacional)  para arremessar dissimuladamente laranjas podres a quem passa, mas psiquicamente falando, não amadureci muito mais do que isso.

Em minha casa,  por motivos decorativos , tampouco narcisistas,  não existem mais do que 4 espelhos. De qualquer modo, as nossas rotinas diárias passam por nos avistarmos com a imagem do que mostramos por aí, praticamente todos os dias de manhã.

A que os meus espelhos me mostram não me espanta nem num bom nem num mau sentido. Serei talvez melhor do que a minha forma cosmozoária , mais formada do que a minha forma embrionária, menos atractiva do que a minha forma infantil, muito menos atraente do que a minha forma juvenil, bem mais amadurecida e pesada  do que a forma intermédia, mas não completamente repulsiva, tampouco desagradável.

Já referi que mentalmente, estou muito à frente, certo? Creio que neste caso particular quererá antes dizer muito atrás...

 A pontualidade sempre foi para mim ponto de honra, por isso raramente me atraso e nunca me deixei ficar para trás. Acompanhei as evoluções no seu melhor e também no seu pior e em certos aspectos sou mais entendida, mais culta e mais jovem do que muito jovem que por aí pulula com a mania da tudologia.

Pode esta , chamemos-lhe assim, "frescura de espírito" ser de algum modo atractiva para miúdos que poderiam ser meus netos ?

Não quero dedicar muito tempo a tentar entender a cabeça dos outros, porque tenho a firme convicção que a realidade que eu entendo pode ser diametralmente oposta à que é percepcionada pelo meu vizinho do lado, mas confunde-me que para além dos galões, haja quem veja nesta que vos escreve uma elegante e sexy louva-a-deus devoradora de machos tenrinhos...

Estranha metamorfose, grande esquizofrenia ou indubitavelmente uma enorme pancada...

Diz-se que o povo e sereno... diz-se tanta coisa... Aqui  a sereníssima  tem sido TÃO, mas tão paciente...


( Todas as fotos : MD Roque


12 comentários:

  1. Pois é:vamos mudando e com isso muda a nossa forma de olhar os outros e a vida. Entender a cabeça dos outros? É melhor tentarmos entender a nossa... Gostei do texto.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Graça, obrigada.
      Já dá uma trabalheira alinhar os nossos próprios pensamentos...
      Beijinho

      Eliminar
  2. Paciência, paciência, até ao dia em que nos salta a tampa.
    E aí é o cabo dos trabalhos.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade Pedro.
      Há dias e dias . Há que levar na desportiva e deixar passar ao lado... uma vez... duas vezes... pah, não dá e aí boom !
      Abraço

      Eliminar
  3. Boa tarde
    Ótimo texto, gostei do seu blog, lugar bastante acolhedor. Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que a Brigitte Macron veio trazer uma nova maneira de encarar a relação entre mulheres e homens mais novos. A verdade é que há vários cânones de beleza. http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=41217
    Para o Xá a sua esposa Anis al-Doleh continuou sendo bela ainda que a nossa cultura ocidental actual tenha outro entendimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " O Efeito Macron" é um excelente título luis Filipe :D:D:D:D
      Abraço

      Eliminar
  5. Vamos vivendo e as transformações vão ocorrendo, mas creio que o importante é nos achar sempre bem com a nossa imagem e com nossos aprendizados em geral. Ter sempre a nossa alta estima num plano sempre elevado e buscando viver sempre a todos amando.
    Assim creio, em meus 79 anos já vividos.
    Um abraço. Élys.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bonita idade. Quem dera poder eu atingi-la em pleno poder das minhas faculdades e escrevendo um blog que nem o seu Élys.
      Abraço, meu amigo

      Eliminar
  6. Foste envolvida no movimento "selinho Blog em bom", tens agora vinte e quatro horas para escolher um blog que gostasses de ser, explicando-nos porque é que aquele blog é mesmo um blog em bom e para desafiares mais cinco bloggers para este interessante desafio que pretende promover o convívio entre todos os bloggers, ou então um panda bebé morrerá e todos sabemos que os pandas são animais fofinhos que não merecem falecer só porque alguém não responde a um desafio

    (depositar qualquer sugestão ou reclamação na caixinha de correio de http://pipocomaissalgado.blogspot.pt/)

    (Desculpe MD Roque!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha lá se eu ia ficar de mau humor com um piqueno tão fofinho em bordos de crochet !!

      Beijinho :) :) :)

      Eliminar

É aqui que me mandas dar uma curva