sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Solstício

"O sol que morre tem clarões d'auroras,  / Águia que bate as asas pelo céu! "

Florbela Espanca



Das bandas do poente lamentoso 
Quando o vermelho sol vae ter comtigo, 
- Nada é mais grande, nobre e doloroso, 

A. Gomes Leal 



Quando a Terra , os Céus , o Sol e o Mar, se juntam num poema para nos saudar.


























He takes his seat upon the cliffs, the mariner
Cries in vain. Poor little wretch! that deal’st
With storms, till heaven smiles[...]

William Blake


                                                   


34 comentários:

  1. As fotografias estão lindas *.*

    Espero que o Natal tenha corrido bem*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como Breathtaking Views para desmoer o Natal, Andreia. As maravilhas que se encontram quase ao virar da esquina, fazem-nos pensar porque é que achamos sempre que "a galinha da vizinha é sempre mais bonita do que a minha" ... Um dia, talvez escreva um livro sobre "Os meusTachos" ... Começa no Natal e vai até Maio, o meu período de Acção Familiar Culinária... Isto depois do período da Maratona dos CC, faz do Meu natal apenas a alegria de estarmos juntos e felizes. Foi bom, querida Andreia.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Sem dúvida, Giga! E produto nacional :)
      Abraço. Boas Festas.

      Eliminar
  3. Largaste os tachos? Ontem ? Nem acredito, mas foi uma decisão muito certa. A prova está neste post.
    Beijocas, minha velha amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra vontade, ao princípio. Lá fui a reboque da miudagem e ainda bem, adore :):):):)
      Jinho

      Eliminar
  4. Gostei do poema, das fotos e da música. Tudo bem conjugado !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) :) Depois de tanta fadiga, tanta beleza.
      Abraça, Ricardo, obrigada :) :)

      Eliminar
  5. happy holidays... happy new year!!! lovely photos, silent night for you, by me... ΧΡΟΝΙΑ ΠΟΛΛΑ, καλή χρονιά να έχουμε!!!! και...αυτό το τραγούδι αφιερωμένο για όλους τους φίλους και για σένα!! https://www.youtube.com/watch?v=zuEO5SssfK8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you, Lamparini, Happy New Year to you, too :):):):):):
      All the best.
      Kind regards :):):)

      Eliminar
  6. Que melhores portas de entrada para um ano novo que se aproxima em passos já audíveis?
    Votos de um magnífico 2015, cheio de boas leituras, ótimas audições e inesquecíveis momentos com todos aqueles a quem leva a alegria da sua presença.

    Bom ano novo, cara M D :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu queridíssimo Xilre, agradeço a sua bondade, tanto quanto prezo a sua amizade e a sua genialidade que me encanta, me enleva e me desafia.
      Desde que o possa ler amiúde, as minhas leituras serão garantidamente boas. São poucos os blogs que tanto me apraz visitar. :):)
      Que 2015 lhe seja favorável, durante todos os seus 365 dias.
      Bom Ano Novo, meu querido amigo.

      Eliminar
  7. Um post tão simples e tão belo! Com fotografias fantásticas. Gosto muito quando nos mostras as tuas capacidades de fotógrafa, e tens razão, não é necessário ir longe para encontrar lugares maravilhosos.
    Gostei muito. Feliz 2015!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Laurinha, minha querida, acredita que estava tão cansada( e cheia do almoço, diga-se) que muito provavelmente me teria sentado a ver TV e seguramente adormecia. Também sei que teria acordado pesada, atrasada e rabugenta. Deixei-me acartar pela miudagem e abençoada a decisão que por mim tomaram ! Foi lindo. É já ali em baixo, mas nunca tinha lá ido sob esta luz. Maravilhou-me, alegrou-me, deixou-me levezinha :):):) Uma nesga de tarde que valeu toda a labuta do Natal.
      Faço votos que escrevas muito, para eu poder ler( egoísta, mas sincera) e que 2015 te traga 525 948,766 minutos extraordinários.
      Beijos mil, minha querida amiga.

      Eliminar
    2. A inspiração não anda lá grande coisa...um pouco pelas ruas da amargura...:-)
      Passando apenas para desejar-te boas saídas e melhores entradas.
      Feliz 2015, Dulce.
      xx
      PS- Magnífico header!

      Eliminar
    3. Basta a tua presença para nos inspirar e desafiar a procurar a excelência do pensamento escrito, engrandecido e passado a limpo, minha querida Laurinha.
      Agradeço e retribuo os votos para 2015.
      Saúde e paz.
      Beijos, muitos, e um Xi-<3 grande da Dulce

      PS.: o Cabo da Roca na luz do entardecer :)

      Eliminar
  8. :) Já tinha visto estas fantásticas fotos :)
    Achei curiosa a expressão "desmoer", por cá não se usa. Provavelmente já a terei ouvido, mas só reparei nela quando a escreveste como legenda na postagem do FB.
    Assim sendo, resta-me reiterar o meu deleite por estas maravilhas e pelas citações (e música) tão bem escolhidas, como sempre. aliás.
    Bjo, amiga Dulce :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desmoer é um termo popular bastante usado pelos mais antigos e que significa ajudar a fazer a digestão :):)
      Desmoí bem e aproveitei melhor :) :)
      Obrigada e um beijinho grande

      Eliminar
  9. M D Roque foi tocada pela suavidade da seda, pela leveza da pluma, pelo dedo do belo, pela felicidade do infinito.
    Eu, um pobre mortal, nunca tive o merecimento da revelação. Mas vou desejar, esperar, ter fé, alcançar a dimensão do sublime.
    Para quê consumir-nos com coisas pequenas, com intrigas e invejas?
    Não procuremos mais, o céu está aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tange a terra e o mar com o seu toque de veludo azul, acariciando os janelas da alma de quem contempla a obra que o universo desenhou só para nós.
      Obrigada, Agostinho.
      Abraço amigo :)

      Eliminar
  10. Obrigado, por mais este belo quadro.
    Não há dúvidas, que a escrita é uma estranha mas bela amante!

    Um próspero 2015 repleto de tudo aquilo que almejas.

    http://diogo-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço e retribuo em dobro, com os meus melhores votos de paz e felicidade para 2015, Diogo.
      Abraço amigo. :)

      Eliminar
  11. O solstício de Inverno faz-se sentir por estas bandas.
    9 graus pela manhã!!
    Brrr
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por cá também estamos a aguardar os 0º de mínima previstos para a passagem de ano, Pedro :):):) ... Por enquanto ficamo-nos pelos 4º, mas como são positivos, nós também o dever de ser :):)
      Abraço a Oriente

      Eliminar
  12. Olá, boa noite!
    Passando para conferir as novidades e ao mesmo tempo deixar o meu desejo que neste novo ano que se inicia possamos caminhar mais e mais juntos… Em busca de um mundo melhor, cheio de paz, saúde, compreensão e muito amor.
    Que venha 2015
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Nidja, obrigada!
      Retribuo em dobro. Um óptimo 2015! Saúde, felicidade e muita paz.
      Beijinho :)

      Eliminar
  13. Belas imagens.
    O ano está a terminar, e passei para agradecer a companhia na caminhada difícil que foi este ano de 2014, e desejar que 2015 seja um bom ano, não só para mim e todos os meus amigos, mas também para a humanidade em geral.
    Um abraço amigo e até para o ano, se Deus quiser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elvira. Faço votos para que 2015 lhe traga muita saúde, felicidade e paz.
      Obrigada por ser uma paciente leitora e excelente comentadora dos meus rabiscos.
      Um beijo grande e cheinho de carinho, minha amiga. :)

      Eliminar
  14. Abraço de Ano Novo com votos de muita felicidade.
    Feliz 2015
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva , António, obrigada!
      Boas entradas, saúde e muita paz.
      Votos de um excelente 2015.
      Abraço amigo :)

      Eliminar
  15. Tinha de vir para te desejar um ótimo 2015.
    E, como digo no meu texto do blogue, que o ano novo seja MESMO NOVO!
    BJO, querida D :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada O! Ritribuo a dobrar! =)
      Saúde, Paciência e Paz.
      Boas entradas.
      Um beijão :)

      Eliminar
  16. Belos momentos! É por isto que a vida faz sentido!

    http://estasaudosacasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ferreira Carvalho. Deixar o peso da vida e respirar natureza oura, nem que seja só por breves segundos, é catártico e libertador. :) :)
      Abraço.

      Eliminar

É aqui que me mandas dar uma curva