sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Da Noite

"A noite é mais pura do que o dia, é melhor para pensar, amar e sonhar. À noite tudo é mais intenso, mais verdadeiro. O eco das palavras que foram ditas durante o dia assume um significado novo e mais profundo."Elie Wiesel


A Noite Desce


Como pálpebras roxas que tombassem
 Sobre uns olhos cansados, carinhosas,
 A noite desce... Ah! doces mãos piedosas
 Que os meus olhos tristíssimos fechassem!
 Assim mãos de bondade me beijassem!
 Assim me adormecessem! Caridosas
 Em braçados de lírios, de mimosas,
 No crepúsculo que desce me enterrassem!
 A noite em sombra e fumo se desfaz...
 Perfume de baunilha ou de lilás,
 A noite põe embriagada, louca!
 E a noite vai descendo, sempre calma...
 Meu doce Amor tu beijas a minh'alma
 Beijando nesta hora a minha boca!



Florbela Espanca




Gosto da noite.
O silencio que trás consigo é um bálsamo para ouvidos transbordantes de barulhos, de vozes, de gritos.
Gosto da noite.
A noite faz-me leve e dissimulada, quase ubíqua, materializando-me aqui e ali como uma assombração por entre perplexas exclamações de susto.
Gosto da noite.
No xadrez da Minha Guerra, num tabuleiro sem Rei nem Rainha, á noite, eu sou o Bispo, sou o Cavalo, sou a Torre , sou também peão, porque afinal quem não é o peão do destino que traça, escravo do seu livre arbítrio, servo das suas vontades ?
Gosto da noite.
Os rumores de arrulho dos pássaros noturnos, os suaves bater de asas , os sussurros das folhas nos ramos das árvores, brandos, murmurantes, arrepiantes.
Gosto da noite
As cores que a cor da noite confere ao colorido, tão incolor, tão monocromático, tão cheio de promessas de descobertas, de dramas, de paixões.
Gosto da noite
A noite deixa-me ser eu, despida regras e de juízos, em paz com a eterna luta que travo com o meu intimo na qual nenhum dos contentores sairá vitorioso.
Gosto da noite.
O negrume liberta o meu lado mais escuro e deixa a besta sair , sentir o cheiro do breu, sentir a frescura do chão e realizar que afinal é uma quimera urbana, dócil e gasta pelo tempo que passou.

                             

18 comentários:

  1. subsídios para a banda sonora:
    http://youtu.be/_y9ALfeXztw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e apoio! Está feito!
      :) Boa noite JL, e obrigada

      Eliminar
    2. já trouxeram a noite? ;)
      .
      .
      em bom rigor M D, esta é que devia ter indicado… por ser tão verdade:
      http://youtu.be/GDBDMUbOZi0

      Eliminar
    3. Comecei pelo nacional, porque para além de ser nacional é bom. A sua sugestão pareceu-me muito acertada, e o Sting é uma paixão de kindergarten, piqueno da minha geração. Linda a música do Eno, mas vou deixar estar o meu velhote, isto se o meu consultor musical não discordar da decisão. :):):)
      BFS, José Luis, bom Carnaval e um beijinho.
      D.

      Eliminar
    4. ( claro que não. uma honra, ser deejay aqui :) )

      aquele concerto foi em 1985, após a gravação deste documentário:
      http://youtu.be/pUX3v__s4jA

      Eliminar
    5. Comprei os primeiros discos dos Police em Amsterdam em 1980 :):)
      Ah... Paris.....
      XX

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Hi, Lamprini, thankx. I love photography, and try my best to capture the shades of the light.
      Good weekend.
      XX. D

      Eliminar
    2. P.S.: Infelizmente também é noite que a tristeza, por vezes nós invade.

      Eliminar
    3. A noite pode trazer muita solidão e tristeza, é verdade, é por isso que quem ama a noite sente aquele apelo agridoce de abandono e melancolia e consegue nele encontrar beleza, querida Diário.
      BJ e BFS. D

      Eliminar
  3. A noite permite-nos sair um pouco da sociedade para entrar em nós.
    Quem gosta de pensar gosta da noite, quem gosta de escrever gosta da noite, quem gosta de estar só gosta da noite. Porque existe o silêncio indispensável para que nos debrucemos sobre nós sem pressa.
    Até que amanheça novamente.
    Que venham muitas muitas noites.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas, Laurinha.
      Quem gosta de trabalhar, também gosta da noite. São diferentes as pessoas, como que... da noite paea o dia :):)
      Beijo e BFS.... e bom Carnaval :D:D

      Eliminar
    2. Concordo... "saímos um pouco da sociedade para entrar em nós"...

      Gosto quando sai do trabalho de noite e vou caminhando em direção a casa... gosto de sentir os passas, o vento a bater no rosto, o silencio, o ruido de uma terra já adormecida, as luzes cintilantes, até o cheiro que paira no ar é diferente... não sei explicar mas a travessia que faço sozinha de noite é única...

      Eliminar
    3. Sentar na relva, com uma brisa cálida a revolver-te o cabelo e a envolve-te como um abraço, abres lentamente os olhos e as luzes lá em baixo, ao longe competem em fulgor com os pontos brilhantes que te acompanham lá do alto. Respiras fundo, cheira a flores e a resina , sorris no escuro e pensas que poderias ser feliz assim.....
      Á noite, todos os gatos são pardos, não há diferenças diferentes sob a luz escura, somos , quem sabe , iguais.
      Beijo , querida Diário, muitas boas noites. :):):)

      Eliminar
    4. Descrição magnifica, obrigada.

      Bom inico de semana :)

      Eliminar
  4. Sempre foste criatura da noite para estudar, ou ir ao cinema, ou sair para comer...
    Beijo, BFS e mascara-te muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De noite o meu nariz não fazia sombra... lembras-te ?
      A minha rapaziada lá na Guerra diz que já ando Mascarada de Angela Merkel há algum tempo, só me falta um bigodinho à Hitler. :D:D:D
      BFS

      Eliminar

É aqui que me mandas dar uma curva