sábado, 15 de fevereiro de 2014

A Luz

"O sorriso é o arco-íris do rosto." Jean Commerson




Chamar a Si Todo o Céu com um Sorriso

que o meu coração esteja sempre aberto às pequenas 
aves que são os segredos da vida 
o que quer que cantem é melhor do que conhecer 
e se os homens não as ouvem estão velhos 

que o meu pensamento caminhe pelo faminto 
e destemido e sedento e servil 
e mesmo que seja domingo que eu me engane 
pois sempre que os homens têm razão não são jovens 

e que eu não faça nada de útil 
e te ame muito mais do que verdadeiramente 
nunca houve ninguém tão louco que não conseguisse 
chamar a si todo o céu com um sorriso 


E. E. Cummings






Olhou para mim e sorriu. O sorriso veio do nada, espontâneo, maravilhoso. Tinha tantas saudades daquele sorriso ...  dentre os milhares de sorrisos com que me brinda todos os dias, aquele é diferente, único, deslumbrante e raro.
Não é apenas uma mera expressão de felicidade no rosto enrugado, é algo que lhe vem de dentro, que lhe transmite uma carga imensa de paz e ternura, que lhe confere aquele brilho colossal, aquela luz que só se  encontra em sóis que irradiam nas galáxias do infinito.
Fiquei apensa daquele sorriso, imóvel, como se quisesse guardá-lo  assim, sempre belo, a sorrir-me aquele sorriso de menino todos os dias do resto das nossas vidas.
Hoje pode chover, trovejar, ventar vendavais de ar em fúria, hoje pode até escurecer o céu de breu, que não vou temer a cólera das trevas, porque hoje eu vi a luz, a luz límpida e cintilante daquele sorriso que me acariciou e me fez serena e feliz. 


                               

18 comentários:

  1. Ohhhhhhhhhhhhh
    Que bonitinho :-) :-)

    ResponderEliminar
  2. O poema inicial é belissimo, seguido do suas palavras que também retrata a emoção do reencontro sonhado.
    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!
    Feliz sábado

    Nicinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O reencontro com um sorriso, é isso mesmo :):):)
      Beijo Nicinha
      BFS

      Eliminar
  3. PVSD - Post Valentine Sentimental Disorder . Adorei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é disorder, , é uma daquelas que já dura há 35 anos... não tem cura :):):)

      Eliminar
  4. Um sorriso com alma!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E cheio de ternura e daquele sentimento mais forte do que a paixão ou mesmo o amor : uma terna e inquebrável amizade.
      Beijinho. BFS

      Eliminar
  5. Conseguir falar desse sorriso assim passados 35 anos, é porque o sorriso é mesmo luminoso. Podem existir rugas e mais rugas que esse sorriso acariciar-te-á para sempre....;-)
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um sorriso antigo. Posso dizer que tive um encontro imediato com um sorriso do outro mundo, que costumava ver muito, o tempo foi disfarçando, mas que eu nunca esqueci. Fez-me bem, Laurinha. Beijos e bom Domingo

      Eliminar
  6. Eu guardo, o sorriso e não só... o olhar, o tom da voz, o andar, a expressão num todo e os pequenos pormenores, enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para recordar nas ausências com amor :)
      Bom Domingo, queria Diário. Gostei de a ler.

      Eliminar
  7. Bom dia M D,
    Claro que Nat King Cole é Nat King Cole e ouvi-lo é maravilhoso, claro que ler E.E.Cummings é um prazer e, sim, é verdade que o sorriso é o arco-íris do rosto.
    Mas o seu texto é que me tocou o coração.
    Boa semana, com sorrisos assim.
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fantástico poder reencontrar um sorriso lindo, não é ?
      Boa semana Susana. Beijinho e obrigada :)

      Eliminar
  8. Existem poucas coisas mais bonitas que um sorriso genuíno :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pode iluminar uma tanto uma noite de breu como um espírito ensombrado.
      Bem-vinda , Princesa e obrigada . Xi-<3

      Eliminar
  9. Um sorriso pode fazer a diferença.

    Adorei a conjugação do pensamento com a poesia com a tua cereja no topo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

É aqui que me mandas dar uma curva