sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Para lá do espelho

"A cara é o espelho da alma"      Provérbio





IGNOTO DEO 


Desisti de saber qual é o Teu nome,
Se tens ou não tens nome que Te demos,
Ou que rosto é que toma, se algum tome,
Teu sopro tão além de quanto vemos.


Desisti de Te amar, por mais que a fome

Do Teu amor nos seja o mais que temos,
E empenhei-me em domar, nem que os não dome,
Meus, por Ti, passionais e vãos extremos.


Chamar-Te amante ou pai... grotesco engano

Que por demais tresanda a gosto humano!
Grotesco engano o dar-te forma! E enfim,


Desisti de Te achar no quer que seja,

De Te dar nome, rosto, culto, ou igreja...
– Tu é que não desistirás de mim!

José Régio








Para lá do espelho existe a pessoa que aqui escreve,  alguém cujo rosto  não ilustra a sua fibra. Habita lá um espírito forte mas metódico, modesto até, que anseia pela simplicidade e descomplexidade das coisas da vida.
Para lá do espelho existe a pessoa que aqui escreve, cujo pensamento inquieto , icário e turbulento não tem sossego, porque parar é morrer e morrer não é opção enquanto a imaginação puder correr maratonas, desenfreada e rebelde como sempre a conheci.
Para lá do espelho existe a pessoa que aqui escreve, desiludida com a fraqueza da carne incapaz de nadar oceanos, escalar montanhas, velejar ventanias,  cingir-se num par de gentis braços e deslizar como uma pluma ao som duma doce valsa. Habita lá carne que amolece como um par de peúgas velhas cuja elasticidade se esvai, enfraquece, pui, fende, e por cujas fissuras se insidiam as moléstias da podridão dos anos e onde o cansaço é soberano absoluto e recorrente.
Para lá do espelho existe a pessoa que aqui escreve, alguém em cujo ADN um incógnito pai celeste escreveu os códigos de uma imensa força interior , de uma vontade hercúlea ,de uma teimosia titânica e de uma consciência têmisica.
Para lá do espelho existe a pessoa que aqui escreve, uma pessoa que eu conheço bem, uma pessoa que eu gostaria de conhecer ainda melhor, uma pessoa que gostava de vos poder apresentar, porque é diferente , porque é jovem e irreverente, expedita e alegre, espirituosa e inteligente. 
Para lá do espelho existe a pessoa que aqui escreve e que infelizmente vive do lado de cá, vive na realidade duma existência de agridoce clausura, mas que em olhando atentamente à sua volta, realiza que em substância é feliz e no seu reflexo encontra a sabedoria que lhe traz a  reflexão.



                                   

24 comentários:

  1. é a imagem que fazemos de nós mesmos que se reflete no espelho.
    Qdo a auto estima está boa, vc se sente bem olha no espelho e pensa que belezura.
    Quando ela não está vc por vezes se sente ridículo(a), e derrotado(a).

    Tenha um ótimo dia =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Bell.
      Tenho estado febril confusa. mas vai passar.
      Bom FDS

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Viva Julia K.
      Bem vinda e obrigada.
      BFS.Beijinho
      D;

      Eliminar
  3. querida D... que poema lindo escolheu de Régio e que tristeza tamanha em tão belas palavras.

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida nAn... vou ter que estar com febre mais vezes, para escrever coisas bonitas. :):):)
      Beijos, minha querida e BFS

      Eliminar
  4. Querida amiga e poetisa...!!!

    Senti-me honrado com mais uma sua presença
    Em meu blogue, com o seu carinho de sempre.
    Passando para retribuir, deixar o meu abraço e
    Carinho, desejando-lhe uma linda sexta-feira e
    Maravilhoso final de semana para você.
    O espelho é apenas o reflexo do momento vivido,
    Olhamos e nos achamos belo ou feio. Nosso
    coração e alma vão estar sempre presentes.
    Beijos de luz !

    POETA CIGANO – 24/01/2014

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Poeta, bem vindo e obrigada por suas gentis palavras,
      Um bom fim de semana com muita paz.
      Abraço
      D

      Eliminar
  5. Incentivos a gente tem que chegue, só é preciso que saibamos conciliar as aulas e o dia-a-dia com o blog. Há que gerir bem o tempinho que temos e tudo correrá bem *(: E já agora, obrigada pelo comentário! *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meninas, Obrigada e para a frente com ele.
      Boas escritas.
      Beijos
      D

      Eliminar
    2. uma parte de mim são passos solitários
      uma parte de mim são vozes d'alma,
      para lá do espelho existe a outra face,
      aquela que escondo sem ser eu, ou
      mesmo não sendo eu, sou eu
      ou quem sabe sou o outro, a face de olhar perdido.
      é o que vejo? quero esconder-me, para lá de mim só eu...
      o que vejo? muitos enigmas do destino, alguns abismos.
      o meu olhar perde-se para além de mim, para lá de espelho.


      Eliminar
    3. Viva Stranger , bem-vindo. Para lá do espelho existe o outro lado, mas qual lado é realmente o outro lado deste lado?
      Como diria Poe :
      All that we see or seem
      Is but a dream within a dream.

      O seu poema é lindo. Obrigada.
      BFS. Abraço. D

      Eliminar
  6. Maria Dulce, estou sem palavras. Tens que ficar mais vezes doente.
    Boas melhoras. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aliás, deve ter acontecido só por estar doente, mas obrigada.
      Beijos a todos

      Eliminar
  7. Será por teres o olho tapado que te desceu a veia Camoniana?
    A sério miúda adorei.
    Cesto !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hãããã? Que é isso do "olho tapado" ?
      Este estava programado há uma semana, por isso, para vossa informação não teve nada a ver com delírios febris. Tenho mais na gaveta, mas agora só público quando tiver febre.
      BFS. Beijos.

      Eliminar
  8. Boa noite, M D
    Vi a sua "sinalefa" entre os seguidores do meu espaço (nem me atrevo a chamar-lhe blog...) e resolvi vir espreitar...
    Tive que me fazer seguidor, pois claro! Porquê? Ora, porque achei aqui um blog dos BONS!

    Ainda bem que diz quem é que está por detrás do espelho. Para quem, como eu, vem aqui pela primeira vez, já é uma ajuda...
    E isto de ver quem é que está por detrás do espelho... não é para todos.
    Ah! Estava a esquecer-me duma coisa importantíssima: sou grande amigo da Mariazita (Casa da Mariquinhas), por isso já a conheço (a si) de vista :)
    Quer ir ver o post que publiquei hoje? É um convite, sim!

    Uma noite tranquila - se for isso que deseja.
    Um beijo do novo amigo
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Miguel, bem-vindo ! Volto ás mesmas palavras escrevi mais acima e que espelham o que está para lá do espelho : Para lá do espelho existe o outro lado, mas qual lado é realmente o outro lado deste lado?
      Como diria Poe :
      All that we see or seem
      Is but a dream within a dream.

      Obrigada pela visita e irei com todo o gosto ler o seu post.
      Um grande abraço e beijos à Mariazita.
      BFS. D

      Eliminar
  9. Que 'reflexo' tão inspirador!
    Quanto ao estado febril, as melhoras rápidas!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia-com-chuva , Tia. Obrigada pela visita e pela amável crítica.
      A febre é que não há meio....
      Bom fim de semana e um beijinho
      D

      Eliminar
  10. Gosto muito de José Régio, mesmo muito. Embora nem sempre me reveja nos seus poemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Flor. Gosto muito da poesia de Régio e tenho alturas na vida e estados de espírito em que as peças se encaixam como se ele me estivesse a tratar por tu.
      Obrigada e bom Sábado.
      Beijo. D

      Eliminar
  11. olá boa noite. cheguei pelo blog da S*. ainda bem que vim. o último parágrafo? resume vivências, filosofias de vida, perspetivas de futuro. não tenho mais palavras para a excelência do texto e da mensagem que transporta! vou ter que vira mais vezes. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite desabafosemrodapé, bem-vinda. Agradeço o seu comentário. É gratificante encontrar quem nos entenda. Há alturas em que as palavras fluem, se libertam e nos deixam dispô-las com sentimento.
      Um beijinho e bom fim de semana. D

      Eliminar

É aqui que me mandas dar uma curva