sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Mary's Supersticious ??

"Evitar as superstições é uma outra superstição." - Francis Bacon




 Superstition
Quando eu era bem menino
Tinha fadas no jardim
No porão um monstro albino
E uma bruxa bem ruim.

Cada lâmpada tinha um gênio
Que virava ano em milênio
E, coisa bem mais perversa,
Sapo em rei e vice-versa.

Tinha Ciclope,Centauro,
Autósito, Hidra e megera,
Fênix, Grifo, Minotauro,
Magia, pasmo e quimera.

Mas aí surgiram no horizonte
Além de Custer e seus confederados
A tecnologia mastodonte
Com tecnologistas bem safados
Esses homens da ciência me provaram
Que duendes, bruxas e omacéfalos
Eram produtos imbecis de meu encéfalo.
Nunca existiram e nunca existirão:
uma decepção!

Mas continuo inocente, acho.
Ou burro, bobo, ou borracho.
Pois toda noite eu vejo todo dia
Tudo que é estranho, raro, ou anomalia:
Padres sibilas
Hidras estruturalistas
Ministros gorilas
Avis raras feministas
Políticos de duas cabeças
Unicórnios marxistas
Antropólogas travessas
Mactocerontes psicanalistas
Cisnes pretos arquitetos
Economistas sereias
Democratas por decreto
E beldades feias
Que invadem a minha caverna
E me matam de aflição
Saindo da lanterna
Da televisão 


(Millôr Fernandes)



Como não podia deixar de ser, uma pessoa altamente original como eu, só podia estar a escrever sobre o azar, ou não fosse a última 6ª Feira 13 do ano.




Muitos saberão que este dia de maus auspícios e grandes superstições se prende com a onda de azar que varreu a França e o Vaticano, após a aliança entre Philip IV de França e o Papa Clemente V , que tinha como objectivo a destruição da Ordem dos Templários e de todos os que lhe fossem afectos e expropriação de todos os seus bens em favor de ambas as coroas . Depois do último Grão Mestre da ordem , Jacques de Molay ter sido condenado à fogueira e queimado publicamente e de todos os discípulos e mestres da Ordem serem perseguidos, torturados e condenados à morte, estabeleceu-se que a 13 de Outubro de 1307, uma 6ª Feira, como a data oficial da extinção dos templários ( o que se mais tarde se soube não ser exactamente correcto).
Diz a lenda que De Molay lançou uma maldição sobre  todos os envolvidos na ignomínia. O certo é que tanto da parte da realeza como do clero reinantes, tanto os conspiradores como seus descendentes,  não sobreviveram o suficiente para desmentir o facto , ou até para desfrutarem da mítica riqueza dos templários, que permanece um mistério até aos dias de hoje.




No que me concerne, hoje, para contrariar, atravessei à frente de todos os gatos pretos ou pardos que vi e passei bem por debaixo da de algumas escadas e escadotes, vim trabalhar normalmente, não bati  em madeira, nem sequer para me abrirem a porta.

Se  Bacon tiver razão e amanhã eu estiver por aqui a escrever umas linhas, então é porque sou uma pessoa supersticiosa... Ahahahahahahahaha.

Nááá ... o meu nº de Funcionária na Empresa é o 13, a minha extensão telefónica a nº 213 ... nada de superstições . Eu,  tal como o cavaleiro da triste figura, no creo en brujas pero que las hay las hay.







13 comentários:

  1. adoro o 13! e quem me dera ser bruxa :)))

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já sou... pergunta aqui à pequenada da Minha Guerra ! :) Muááááááááá

      Eliminar
    2. ó diabo!!! e onde é que eu me inscrevo para fazer a formação?! quero voar consigo pelos céus de lisboa!!! :b

      Eliminar
    3. .... âââ... eu voar, não voo... é que sabes, Não fizeram Nimbus 2013 tamanho XXXL . :):):)

      Eliminar
    4. (deste lado há uma «estica», juntamos as vassouras e voamos juntas :)

      Eliminar
    5. Bute !!! Bom FDS nAn, e um grande beijinho !!! :):):):)

      ( e antes que pensem que é um meteoro a tapar a lua, pensem primeiro que eu arranjei uma vassoura maior )

      Eliminar
  2. O número treze está entre meus preferidos, não resisto a passar debaixo de uma escada, mas sempre observo se algum pintor está no topo com a lata de tinta. Adoro gatos, incluso os pretos.
    E cá entre nós, acho que sou meio bruxa...

    Abração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na opinião dos meus soldados ( porque o meu trabalho é a Minha Guerra ), eu SOU uma bruxa mesmo. Ah , e t enho 2 gatos e um é preto, branco na barriga :):):) Beijinho Marlene

      Eliminar
  3. Nunca me dediquei a esta pesquisa, a do porquê da sexta-feira 13. Obrigado :-)

    Sem relação com este post - http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/1389286.pdf

    Bom fim de semana :-)

    R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R. , aquele link para o pdf merece TODA a minha atenção. That's my kind of stuff, grazie mille :):):)

      Eliminar
  4. Também me quero inscrever para bruxa. Adoro aqueles chapéus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos formar um Coven !!

      Eliminar
    2. http://ifitshipitshere.blogspot.pt/2013/09/bewitching-promos-for-american-horror.html

      Eliminar

É aqui que me mandas dar uma curva