sábado, 30 de novembro de 2013

Arcano existêncial

"Apaixona-te pela tua existência." - Jack Kerouac



Quando se tem 5 ou 6 anos, crenças, verdades absolutas e mitos ( que não sejam o Papão ou o Pai Natal) ainda estão longe das nossas questões existenciais mais prementes e queremos pouco saber quem somos ( ora essa!), de onde viemos, para onde vamos( desde que seja divertido...), se somos uma criação divina ou apenas uma espécie mais evoluída, se a essência precede mesmo a existência... dentre todas questões que nos assolam na idade dos porquês, estas não são seguramente as que martirizam a nossa realidade.

Por essa altura da minha vida, ia passar as férias grandes para Nandufe onde uma irmã da Mãe, casada com um alfaiate/industrial avícola tinha uma quinta de "produção"de frangos e ovos. A quinta era enorme, linda, cheia de sombras frescas, árvores de frutos e bagas selvagens... Amoras da minha perdição, directamente do produtor para o consumidor, com uma data de arranhões das silvas à mistura. Tinha um tanque que parecia uma piscina onde a Avó lavava a roupa (... lá está o cheirinho a sabão azul e branco), tinha um rio cheio de bichos alfaiates, cristalino e quente, cheio de pedrinhas roliças no fundo,tinha uma balsa feita de bidons velhos, pneus e madeira , e tinha o Tó.




O Tó tinha talvez mais dois ou três anos do que eu, e já tinha ido a Viseu, o que era um feito, naquele tempo. Tinha um pião com corda, uns carrinhos de madeira e tinha um... Zezere.

um Zezere, era um pau com folhas de eucalipto espetadas de modo a que, quando batesse o vento rodopiassem num bailado cheio de tours en l'air e pirouettes,  antes de voltar lenta e docilmente à palma da nossa mão. 

Ao que parece a arte dos Zezeres tinha o que se lhe dissesse, e o Tó combinou um encontro secreto para me ensinar a confecção e as palavras mágicas que permitiam ao Zezere aquela magnífica performance.

Só que foi adiando, o tempo passou e eu regressei a Lisboa. Com 7 anos já teria que me tornar uma lente respeitável; eu não sabia, mas aquele fora o meu último ano em Nandufe.


No Verão seguinte, na praia de Carcavelos, avistei um senhor que transportava um Bambu cheio de pauzinhos com... Zezeres, Seria ?
Corri célere e louca de alegria e perguntei ao senhor se sabia fazer Zezeres. O homem olhou para mim a sorrir e disse que não, que aquilo eram só moinhos de papel.



Escusado será dizer que nunca mais vi o Tó e que sempre que pego numa folha de eucalipto a esfrego nas mãos para lhe sentir o cheiro, aquele perfume único, que, se eu fechar os olhos e estender a mão, garanto que sentirei o Zezere a pousar, calmo e acariciante.


Acredito que na existência,  na essência da pessoa em que me construí, durante toda a minha jornada de aquisição gradual de conhecimento do ovo até hoje, tenho uma séria lacuna a preencher, uma pergunta que poderia ser a resposta a todas as minhas questões existências: Afinal, o que é um Zezere * ?

( *pronuncia-se Jejere, com os és mudos - ou mais aquele sze-sze em vez de je... Szeszere...acho que sim !)




15 comentários:

  1. Não me canso de ler as suas memórias. Um Zezere :) Beijos e bfs
    Luisa

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Luísa. Beijinho e bom fim de semana para si também

    ResponderEliminar
  3. Os doces dias da infância…
    A mim foi um Paulo que ficou de me ensinar a fazer armadilhas com visgo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que malandros !! eheheheh ... mas olha aquilo do Zezere era incrível ! O efeito que se obtinha com um pauzito folhas de eucalipto e vento... parecia uma fada esvoaçante, que subia alto e descia devagarinho ...e olha que tentei reproduzir, mas faltava com certeza a magia do Tó... Beijinho e bom fim de semana :)

      Eliminar
  4. Enamoramento com objecto romântico de permeio. :)

    Beijinhos Marianos, MD! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente... Tenho ideia de passar os dias na quinta a correr atrás dele :):). Sabes que me lembrei agora que foi o Tó quem me ensinou a ver se as galinhas tinham ovo quando o ninho estava vazio ? E dum modo muito pouco ortodoxo. :):):):):):):):)
      Beijinho, Maria, bom fim de semana !

      Eliminar
  5. Que conto delicioso, principalmente se lermos também as suas repostas aos comentários.
    Abraço
    M Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já naqueles tempos se "apalpava" o ovo seguindo a melhor técnica digital.... Curioso, como a lembranças são como os Mon Cheris... Começa sempre por ser só um :):). Obrigada Helena. Beijinho

      Eliminar
  6. Hello from France
    I am very happy to welcome you
    Your blog has been accepted in Europe Portugal N° 320 a minute!

    On the right side, in the "green list", you will find all the countries and if you click them, you will find the names of blogs from that Country.
    Invite your friends to join us in the "directory"!
    The creation of this new blog "directory" allows a rapprochement between different countries, a knowledge of different cultures and a sharing of different traditions, passions, fashion, paintings, crafts, cooking,
    photography and poetry. So you will be able to find in different countries other people with passions similar to your ones.
    We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world.
    The more people will join, the more opportunities everyone will have. And yes, I confess, I need people to know this blog!
    You are in some way the Ambassador of this blog in your Country.
    This is not a personal blog, I created it for all to enjoy.
    SO, you also have to make it known to your contacts and friends in your blog domain: the success of this blog depends on all Participants.
    So, during your next comments with your friends, ask them to come in the 'Directory' by writing in your comments:
    *** I am in the directory come join me! ***
    You want this directory to become more important? Help me to make it grow up!
    Your blog is in the list Europe Portugal N° 320 and I hope this list will grow very quickly
    Regards
    Chris
    We ask that you follow our blog and place a badge of your choice on your blog, in order to introduce the "directory" to your friends.
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/09/06/12090603083012502810288938.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/19/120319072128505749603643.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/07/12/12071211040212502810092867.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/28/120328020518505749640557.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/15/1203150723211250289584870.png
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/09/21/12092110155912502810343002.gif

    If you want me to know the blog of your friends, send me their urls which allows a special badge in the list of your country
    I see that you know many people in your country, you can try to get them in the directory?
    Please! Actively support the "Directory" by making known to your friends! Thank you! "Unity is strength"
    Not need an invitation to join the Directory. Any person who makes the request is entered


    New on the site
    Last news of "Directory Blogspot" "
    Soon we will award the best Fashion blog and Makeup, crafts, cooking, paintings
    The Competition is open

    Ranking of Countries
    Invite your friends know made ??
    the website to raise your ranking in the Country

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you for visiting and following. I'll do my best to show that "Unity is Strength"!

      Eliminar
  7. Obrigada pela tua visita e por seguires! Gostei muito de conhecer o blog e também sigo :)
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada S. As tuas decorações são lindíssimas, e como disse, vou voltar. Beijinho

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom de recordar... Beijinho Catarina.

      Eliminar
    2. Catarina, desculpe mas apaguei o seu comentário sem querer. Vou ter que ter mais atenção . :\

      Eliminar

É aqui que me mandas dar uma curva