sábado, 1 de dezembro de 2012

A Cor e o Dinheiro


"O maior pensar da criatura humana é comer; desde que o homem nasce até que morre anda a procurar o pão para a boca."- Padre António Vieira


Eu sou uma tipa meio pelintra…


Faço compras no Dia, no Mini-Preço, no Jumbo, no Continente, no Pingo Doce… Ontem armei-me em Super-Tia e fui visitar as novas instalações do SuperCor no Restelo.



 Informo desde já que estou proibida pelos médicos de fazer compras no supermercado do El Corte Inglés. 
Como o tabaco, a erva ou a coca, ir ao supermercado do El Corte Inglés significa para uma cozinheira- gastrónoma uma adicção incontrolável… Ele é todo o tipo de cogumelos, malaguetas,ervas aromáticas frescas, fruta e outros legumes com aspecto divinal, ele é a carne ( tem Posta Mirandesa !!!) , ele é o peixe, as azeitonas (aiiii), ele é sobretudo a charcutaria, com toda aquela panóplia de queijos que me deixa de cabeça  à roda. 

Antigamente havia uma qualidade de queijo chamada Rabaçal, que se assemelhava muito aos queijos artesanais da minha Tia Maria Adelaide de Rodeios e que eu comia enquanto houvesse e ficava a chorar por mais. A Tia é uma saudade, o queijo também.  Mas é que não há nada parecido à venda em lado nenhum… só no SuperCor… 

Dado a recusa da parte da família em me acompanhar (principalmente devido ao pesadelo do silo do estacionamento), e do meu Sponsor nos AA ( Alarves Anónimos) me ter dito que o primeiro dos 12 passos era admitir uma adicção e o segundo controlá-la, deixei-me de SuperCor , por ser longe e porque também deixei de fumar, raios! Sou pelintra, mas tenho garra! 

Mas a vida surpreende-nos com aqueles twists irónicos de que é tão capaz:  abriu um SuperCor a 5 minutos a pé da Minha Guerra… Ontem, qual viciado,tive uma recaída e lá fui eu, expectante e ansiosa. Não me defraudou em nada as expectativas. Não tão grande como o central, este satélite preenche todos os requisitos que possam alimentar-me… e às minhas adicções.


Dizem os antigos que os olhos também comem; os meus são  do mais alambazado que existe e perdem-se nas cores, brilhos e texturas. É daquelas coisas que são inatas : olho para uma curgete, salta uma receita, olho para uma beringela, salta outra… e  a mim só me faltava salivar.


E desengane-se quem pensa que abrir uma nova área comercial nesta altura seria um risco mal calculado. Como é do conhecimento geral, os preços são um bocado upa-upa, mas se formos ver bem, a relação preço qualidade existe e é compensadora: Estava literalmente CHEIO! Qual crise, qual carapuça! 

Lá vim com um carrego considerável, e hoje já passei grande parte da manhã a dar largas á imaginação e a deixar as papilas gozar por antecipação.

Trouxe o prazer no sabor, no cheiro, na cor… um pequeno luxo que a minha peralvilhice ainda pode pagar… Para a semana estou lá caídinha, ó se estou !!

8 comentários:

  1. Nos primeiros anos depois de abrir esse sitio maldito, era desgraceira, atrás de desgraceira!
    Ainda por cima trabalhava no edificio mesmo à frente!
    Era um horror de euros de que eu me despedia todos os dias!
    Ai vou só ali comprar um raminho de salsa e depois ao final do dia lá estavam os homens da transportadora com os carregos!
    Um horror!

    ResponderEliminar
  2. E eu tenho que me por a pau... prometi a mim mesma que iria para lá sempre a pé, o que só de si é dissuasor... estou para ver...
    http://www.youtube.com/watch?v=jRzIDvb7QPY

    ...é mais ou menos, é...

    ResponderEliminar
  3. É favor publicar também as receitas e enviar amostras ao domicílio.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que não tenho nenhum por perto!!! Cada vez gosto mais de passar por aqui... :))

    ResponderEliminar
  5. "Alarves Anónimos", ahahah!
    Maria "Disquiet" Roque, conhecia-a através do blogue da Sexo e a Idade, que sigo religiosamente pelo humor inteligentíssimo, e onde várias vezes me ri também com os seus comentários certeiros e cheios de piada. Já sou seguidora!

    ResponderEliminar
  6. Oh, de nada, de nada... (Tinha só a secreta esperança de que, sei lá, a minha humilde casinha também merecesse a sua visita - mas vejo que não. Shuif. São coisas da vida, não é?)

    ResponderEliminar
  7. Mas eu estive em sua casa e corri todas as divisões, só não entendi como me adicionar aos seguidores. Mas resolvo já !

    ResponderEliminar

É aqui que me mandas dar uma curva