quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Toda a Verdade


In vino veritas Plinio



O chamado néctar dos Deuses, é coisa que não me diz muito. Na minha família, tanto do lado do Pai, como do lado da Mãe, bebia-se moderadamente e às refeições. Consumiam-se socialmente outros tipos de bebidas alcoólicas, principalmente nas reuniões de fim de semana da entourage, e só tenho ideia do Tio A ser menos tolerante às espirituosas e, com o espírito a extravasar, tratava de  fazer a festa, deitar os foguetes e apanhar as canas, para deleite dos demais. Era figura de proa deste grémio de saudáveis malucos, que recordo sempre com tanto carinho.


Sendo o Marido um Verde ( de consciência ecológica, de clube, da Terra Verde do Norte, onde tem origem o Vinho com o mesmo nome… ), seria natural que tentasse acompanhar as suas preferências de consumidor moderado da sua bebida de eleição, mas não consegui.




E perguntam vocês:”- Então D, custava muito acompanhar o Marido às refeições, como casal maravilha que são, e tomar com ele um copinho de vinho ???”
E respondo eu:” – Quem já bebeu um vómito, que atire a primeira pedra!!!”



Pois é, rapaziada, vinho verde TINTO, o tal, o bom, o da Terra, não é para qualquer um, e sobretudo não é garantidamente para mim.





Mas eu tentei , pah !!!  … Depois do casamento, fomos para o Minho, conhecer o resto da (muita) família que não veio a Lisboa para o enlace.

 Quem conhece as gentes do Minho, conhece a generosidade e o calor com que recebem as pessoas. Lá na Terra, porta sim, porta sim, morava um tio, um primo, uma madrinha ou um padrinho. Porta sim, porta sim eramos sempre recebidos com um lanchinho, onde constava invariavelmente o jarro de Verde Tinto gelado, vindo directamente da adega. Ao princípio, eu debicava a comida, mas o bicóque, jamais ! (leia-se jámé). Com o passar do tempo, tive a vaga sensação que não me gramavam… a mim, que era uma querida, uma linda, o cúmulo da simpatia, um doce de pessoa….

Um dia, em se aproximando a data da viagem anual á Terra, manifestei o desejo de se não realizar desta vez, pois a tal sensação de exclusão ainda permanecia mesmo passados alguns anos. Finalmente o Marido teve a bondade de me explicar que eu não me entrosei nas tradições deles: pouco comia e não bebia, e que isso me qualificava como uma niquenta fedúncia de Lisboa. Choquei !!!!!!!!


Decidida a dar uma volta de 180 graus ao meu prestígio no Minho, decidi começar a emborcar de “pénalti” todas as malgas daquela nojeira carrascuda, que me pusessem á frente, aquele fel  que deixava as alvas tigelas tintas de sangue e a minha psique  transtornada.

Eu, que sou uma piquena que se gaba de memórias nítidas dos seus dois anos de idade,  deixei de ter memória dos dias que passava na Terra, onde no Inverno o Café do Mata-Bicho era pingado com “branquinha” , e eu amanhecia  e continuava completamente zombificada  durante praticamente todo o dia e  maior parte  da estadia.

Com a idade, veio a sabedoria do provar, gabar e (Blarrrghhh) saborear em pequenos sorvos, de modo a nunca ter a malga vazia e não haver chance de a voltarem a encher.


Só com a idade veio o deslumbre e a capacidade de conseguir apreciar condignamente toda a magnificência do Gerês, mas ao Vinho Verde, ou mesmo ao Vinho em geral, deixo para os poetas, músicos  e cantores a sua apologia, porque eu não me reconheço  mérito para tal, nem hoje nem nunca.

8 comentários:

  1. Parabéns pelo equilíbrio atingido, porque aqui pelo norte só se tira mesmo proveito da coisa fazendo o pleno.

    É pegar no carro, preferencialmente na mota, e meter por uma das As (28, 3, 4) e a dada altura sair por impulso para uma qualquer terra. Depois é aproveitar todas as oportunidades para meter conversa, aceitar a malga de vinho, o pão, os enchidos, o que vier por bem e as histórias que os acompanham.

    ResponderEliminar
  2. Olha que giro... não passo sem a minha garrafinha diária de Pleno de Cidreira baptizado... pois que ainda vou fazendo o Pleno eheheh

    O Minho é fantástico ( não fora eu casada com um minhoto...)!!! Come-se bem e bebe-se melhor. Adoro a Terra do Norte, principalmente agora que a consigo apreciar com toda a dignidade e atenção que merece.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou descendente de gente do Minho e de Trás-os-Montes e não consigo beber vinho...o que faz de mim um ser estranho!! Reconheço que com os bons repastos servidos nas terras minhotas e transmontanas, um bom vinho a acompanhar deve cair muito bem, mas a verdade é que eu fico-me pelos sumos ou pela água. O néctar dos deuses não é de facto para o meu paladar. Adorei o post!!!

    ResponderEliminar
  4. Mesmo sendo minhota, com família materna toda minhota e paterna transmontana, detesto vinho, ou melhor, qualquer bebida alcoólica. Adoro o cheiro do vinho do porto (bom), duma boa aguardente velha, vinho da madeira, mas do vinho e champanhe nem que seja do melhor, nem o cheiro.Isto, socialmente, é mau porque ou ando de copo na mão para fazer feitio ou então só peço água e às vezes olham-me como se estivesse a cometer algum crime ou a fazer alguma desintoxicação alcoólica.

    ResponderEliminar
  5. Eu só posso dizer que sou do Minho e gosto de vinho principalmente porque é feito pela gente cá de casa!

    ResponderEliminar
  6. E Portugal é o único País com vinho Verde a sério e exporta Mundialmente ! Vinho é bom ! Há quem não goste, como eu...

    ResponderEliminar
  7. É caso para dizer:'Dá deus nozes a quem não tem dentes!'.
    Não que seja alccolica, mas um verde? Não gostas? Do Douro?

    Querida Maria,
    Fizeste-me rir, mas também ter uma pontinha de inveja. (não sou perfeita)

    Como gostaria de ter marido com familias espalhadas pelo Douro e provar daqueles náctares.


    Espero que o marido tenha consciêcia do imenso amor que lhe nutres traduzido em tão grande sacrificio.

    És uma escritora cheia de humor.
    Gosto muito deste 'Contar do Céu'.

    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  8. http://forum-arabe.blogspot.com/
    forum arabe ,blogger arabe ,adsense araber ,html ,php ,asp ,java ,ptc ,seo ,blogger ,adsense ,gmail ,google bank electronik ,forum arabe ,forume arabe ,forum arab ,neobux ,ccna 2012 ,ccna 2011 ,ccna2 l'informatique ,linformatique ,linformatiq ,cv exemple ,demandes demplois exemple ,demande de stage ,exampl cv demande demploi stage ,telecharger packet tracer ,telecharger logiciel informatique reseau development ,ccna ismotica ofppt ista cisco ccnp ,offre demplois afrique amerique europe ,outils informatique ,definition des mots dinformatique ,journaux informatique ,ccna1 ,ccna2 ,ccna3 ,ccna4 ,ccna 2012 ,ccna 2011 ,ccna2012 ,ccna2011 ,ccna2013 ,ccna 2013 ,ccnachapitre ,chapitreccna ,ccna chapitre ,chapitre ccna ,cisco cours ,cisco ccna cours ,cours reseau informatique ,cours development informatique ,ista ofppt ,ista ntic ,ismotica ofshoring ,fes shor ,chapitre ccna cisco ccna ,journale informatique ,topnewsinformatique ,top news informatique ,ccna ,ccnp ,cisco ,ista ofppt ismotica ,linformatique html ,php ,asp ,java ,ptc ,seo ,blogger ,adsense ,gmail ,google bank electronik ,ccna1 ,ccna2 ,ccna3 ,ccna4 ,ccna 2012 ,ccna 2011 ,ccna2012 ,ccna2011 ,ccna2013 ,ccna 2013 ,ccnachapitre ,chapitreccna ,ccna chapitre ,chapitre ccna ,cisco cours ,cisco ccna cours ,cours reseau informatique ,cours development informatique ,ista ofppt ,ista ntic ,ismotica ofshoring ,fes shor ,chapitre ccna cisco ccna ,journale informatique ,topnewsinformatique ,top news informatique ,ccna ,ccnp ,cisco ,ista ofppt ismotica linformatiq est un site dinformatique contien cisco ccnp ,ccna1 ,ccna2 ,ccna3 ,ccna4 ,cisco cours ,cisco ccna cours ,cours reseau informatique ,cours development informatique ,ista ofppt ,ista ntic ,ismotica ofshoring ,fes shor ,linformatiq site dinformatique contien cv exemple ,demandes demplois exemple ,demande de stage ,exampl cv demande demploi stage ,telecharger packet tracer ,telecharger logiciel informatique reseau development ,ccna ismotica ofppt ista cisco ccnp ,chapitreccna ,ccna chapitre ,chapitre ccna ,top news informatique ccna cisco attestation certificate ccna ccnp cisco ccnp ,topnewsinformatique ,ccna1 ,ccna2 ,ccna3 ,ccna4 ,cisco cours ,cisco ccna cours ,cours reseau informatique ,cours development informatique ,ista ofppt ,ista ntic ,ismotica ofshoring ,fes shor ,chapitre ccna cisco ccna ,linformatique ,linformatique ,blogger arabe ,adsense araber ,html ,php ,asp ,java ,ptc ,seo ,blogger ,adsense ,gmail ,google bank electronik ,ccna 2012 ,ccna 2011 ,ccna2012 ,ccna2011 ,ccna2013 ,ccna 2013 ,ccnachapitre ,chapitreccna ,ccna chapitre ,chapitre ccna ,top news informatique ccna cisco attestation certificate ccna ccnp cisco ccnp ,topnewsinformatique ,ccna1 ,ccna2 ,ccna3 ,ccna4 ,cisco cours ,cisco ccna cours ,cours reseau informatique ,cours development informatique ,ista ofppt ,ista ntic ,ismotica ofshoring ,fes shor ,chapitre ccna cisco ccna ,linformatique ,linformatiq ,informatique
    http://forum-arabe.blogspot.com/

    ResponderEliminar

É aqui que me mandas dar uma curva