domingo, 1 de julho de 2012

Doenças da Treta.....


Doença :

Doença (do latim dolentia, padecimento) designa em medicina e outras ciências da saúde um distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo que está associado a sintomas específicos. Pode ser causada por fatores externos, como outros organismos (infecção), ou por disfunções ou mal funções internas, como as doenças autoimunes. A patologia é a ciência que estuda as doenças e procura entendê-las.



Depois de alguns dias com uma estranha dor no peito que não consegui identificar e a que chamei mau jeito (…) , limitadora e bastante perturbadora do descanso, especialmente por não me deixar dormir de noite, resolvi ir ao Hospital , mais por tira teimas, e também porque aqui em casa , sempre que eu emitia qualquer som menos comum ou respirava mais ruidosamente, repetiam constantemente “Vai ao Médico !!!”

Armei-me com o caderninho do catálogo das doenças, pois podia ter havido algum problema com a minha ficha do Hospital Fly Miles Card –Qualquer dia tenho direito ao prémio de cliente assídua – e rumei ao hospital, convicta que vinha de lá com uma pomada, um relaxante muscular e uma perda de tempo.
Depois dum RX, saiu na rifa uma pleurite, e a TAC não acusou nada mais grave. O simpático Médico insistiu que contraí seguramente uma gripe forte, que mal curada inflamou a membrana pulmonar. EU, que este ano espantosamente nem uma constipação tive !!!

Coisa estranha, esta da pleurite: não tenho nem tive febre, nem tosse, situações clínicas que normalmente acompanham inflamações no aparelho respiratório… até a sinusite não tem dado ar da sua graça… Depois de muito pensar , ninguém me tira a ideia que esta coisa na pleura é fruto da mais terrível invenção do homem depois dos instrumentos de tortura da Inquisição, das bombas atómicas e dos Vírus e Bactérias biológicas de destruição em massa : o ar condicionado !!!!

Não há cá hipertensões, colesteróis, hérnias discais, artrites… doenças residentes que nos molestam por incumprimento das normas e prevaricação: “ Ah, não faz mal, é só uma vez e perdoa-se o mal que faz, pelo bem que sabe”… nada. Este agente secreto á vista de todos, que nos anima e arrebita naqueles dias de calor insuportável, afinal envenena-nos lentamente o corpo, e atacando em surdina mina a sustentação da vida de modo assintomático, e por falta tratamento pode resultar num ou mais problemas mais graves do que possamos imaginar.

Agora resta tratar com anti-inflamatórios numa primeira fase menos agressiva,beber muita água, ter algum cuidado e esperar que passe.

Aqui , neste modesto 9ºandar a contar vindo do céu, o “Undercover Bandit” vai ficar impedido de funcionar, pelo menos quando eu estou em casa. No trabalho, vou moderar, até ficar curada, e abri uma nova página no meu Catálogo das Doenças, chamada “Coisas chatas que se apanham como que por Magia”….  





2 comentários:

É aqui que me mandas dar uma curva