sexta-feira, 20 de julho de 2012

Muros




Todos nós nascemos e crescemos (salvo por algum bambúrrio da sorte) , num espaço edificado e entre  paredes de madeira, de tijolo, de lona, de colmo… A parede é a estrutura da vida tal e qual a conhecemos. A expressão “entre quatro paredes”, com todas as nuances que lhe queiramos atribuir, significa lar, privacidade. Significa Construção, força.




A nossa vida está repleta de paredes e de muros, que no sentido real ou figurativo regulam a existência humana e são quase sempre sinónimos de divisão,  exemplo da Grande Muralha da China, da Muralha de Adriano,  do Ghetto deVarsóvia,  do Muro de Berlin, da Muralha de Ghazza… ou tão simplesmente das divisões  na arquitectura dos edifícios. 



A tantos obstáculos contornáveis ou incontornáveis que se nos apresentam durante a nossa existência chamamos muralha da indiferença, muro do silêncio, ficar em cima do muro ou descer do muro , dar com a cara na parede, entre a espada e a parede  ou simplesmente falar para uma parede . São todas expressões triviais , figurativas do  carácter de alguém, mas nem sempre abonando em seu favor.


Finalmente há os muros de cada um, aqueles que nós próprios edificamos, que nos escudam de todas as agressões exteriores e que vamos aumentando todos os dias, pedra a pedra, tijolo a tijolo; há a fachada pública que normalmente adquire revestimento antichoque, e há a outra, aquela em que pedras á parte, podemos ser nós próprios.


Eu não queria ter um muro á minha volta. Não me agrada a ideia de andar por aí couraçada, qual Golem bíblico,  contra as investidas das tormentas, mas neste país, que em pleno século XXI podemos comparar ao Muro das Lamentações, é preciso ter-se consistência e fortificar o intelecto e as acções, e quantas vezes empedernir o peito.... Lamentavelmente, por cada ideia de abertura e transparência pela qual me queira pautar na vida em sociedade, vejo-me a acrescentar mais um tijolo no muro.

3 comentários:

  1. I enjoyed reading your blog post. It has been a few weeks now since I visited a Bohemian, a local one.

    ResponderEliminar
  2. Hello Pa Ui . Thank you for your coment. I enjoyed reading and viewing your page very much. Hope we talk about other posts !!!

    ResponderEliminar
  3. Venho aqui convidar você para divulgar os posts do seu blog em um novo agregador de notícias...
    Acesse e conheçawww.noticias.googli.blog.br

    ResponderEliminar

É aqui que me mandas dar uma curva