segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Cidade Maravilhosa


Brasil


Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial e população, com mais de 192 milhões de habitantes. O Brasil foi descoberto pelos europeus em 1500, por uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral. O território brasileiro, até então habitado por indígenas, a partir daí torna-se uma colónia do império ultramarino português. A independência do Brasil deu-se em 1822.



Ainda em 1990, depois do frio das estepes e com meio período de férias por  marcar, optámos desta vez por um destino mais quente, e em Setembro, depois de 10 horas de viagem,  estávamos a desembarcar no Galeão. Com familiares no Rio de Janeiro, a estadia, que prometia ser fantástica,  cumpriu !
O clima é quente e húmido, e é normal ao princípio encontrarmos alguma dificuldade em respirar , mas tal e qual como o jetlag, ao fim de alguns dias, já estamos ali para as curvas.


A família tinha preparado um opulento churrasco em nossa  honra, e assim que cheguei fui brindada por um belíssimo copo de caipirinha, bebida que desconhecia completamente, e que com a sede que trazia, bebi praticamente dum trago só. Aposto que o almoço foi fantástico, que o churrasco estava magnífico, e que comi imenso… não tenho ideia, mas acredito que sim J


A cidade é mesmo maravilhosa. Uma das minhas mais gratas recordações é estar sentada num banco de pedra na Avenida Atlântica á noite, a chover água quente e eu a beber água de coco.

O Corcovado tem uma vista fantástica e naquela altura para lá chegar de automóvel, viajava-se por uma estrada ingreme e sem protecção que atravessava a Floresta da Tijuca, e víamos toda a espécie de bicharada, particularmente pássaros e cobras enormes. Ir ao Pão de Açúcar… bem…, não fui… NUNCA. Entrámos no Bondinho e saímos na Urca porque eu tive um brutal ataque de pânico e nunca mais consegui lá voltar.

Subimos as serras até á frescura de Petrópolis, com o magnífico Palácio Imperial,  o refúgio dos imperadores quando o calor apertava,  e Teresópolis, onde o Dedo de Deus apontava o caminho, no meio duma vegetação luxuriante, e paisagens de tirar o folego.


Depois a região das ilhas e Angra dos Reis, com praias de cortar as respiração, e uma água quente e límpida como turmalinas de um azul intenso. Paraty… Paraty é tão lindo , tão pitoresco, tão antigamente, tão , tão, tão… tão cheio de refresco de cana gelado… J

Seguimos para a região dos lagos, para a beleza de Saquarema e Araruama. Araruama tem a particularidade de ter pequenas baías onde o teor do sal na água é tão elevado, que não nos deixa afundar. Óptimo exfoliante natural !!

Quem nos queria ver , era com uma garrafa de cerveja na mão a comer perninhas de rã, numa esplanada em S. Conrado, ou a comprar maravilhosas pedras ao quilo na Cascatinha.


Como os seus mil encantos me enfeitiçaram, voltei mais duas vezes á Cidade Maravilhosa;  numa delas a minha Pérola Maior acompanhou-nos e adorou. Mau grado a minha fobia recentemente adquirida de viajar de avião, garanto que ainda hei-de lá voltar. Tenho saudade da terra , do sabor, do cheiro, da luz e principalmente da família que são pessoas extraordinárias. Um Beijinho Dona Lu , outro enorme, Senhor Tio !!!

6 comentários:

  1. Sou suspeita para Falar do Rio de Janeiro, afinal é a terra que me viu nascer... Tenho ligações afectivas ENORMES a essa terra, a essa gente, à maneira de estar deles. É um povo que , como diz a música, vive sem ter a vergonha de ser feliz! Crentes de Deus, detentores de uma profunda fé, associada à alegria de viver e à solidariedade, faz do povo brasileiro, um povo caloroso, afável e afectuoso. Sempre que posso, vou até lá! Que saudades do "meu" Brasil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu subscrevo o coração verde e amarelo, Lúcia... Encantos, mais do que mil !!!

      Eliminar
  2. Só lá estive uma vez e não correu nada bem; tenho que repetir a viagem mas para outro Brasil; aquele onde estive não me fez os encantos.
    Irei para o Rio, São Paulo, mais para Sul...sei lá.
    Nordeste never more!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas sabes que ir para o Nordeste e Mato Grosso, Diamantina, etc., está no meu bucket list ? Provavelmente vai ficar por lá....

      Eliminar
  3. Sou do Rio porem moro na Europa a um tempinho e posso falar com a maior propriedade. Minha cidade è LINDA DEMAIS.Incomparavel

    ResponderEliminar
  4. Eu também adoro o Rio de Janeiro :)

    ResponderEliminar

É aqui que me mandas dar uma curva