segunda-feira, 18 de junho de 2012

Heróis de pacotilha, os de antigamente...


Descrição :

Hércules (em latim: Hercules) era o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus e da mortal Alcmena,  famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.




Os grandes heróis da antiguidade, mitológicos ou reais, foram cantados em epopeias grandiosas pelos seus feitos memoráveis ou qualidades inexcedíveis: o belo Páris, o honrado Heitor, o valente e temido Aquiles, o bravo Eneias, o inteligente Ulisses,  o forte Héracles. O culto da mulher-herói nunca foi munto enfatizado, bem pelo contrário, as mulheres eram consideradas as causadoras de todos os males, em todos os escritos sobre todos os heróis, senão vejamos a Bela Helena, a paciente Penélope, ou a traiçoeira Hera.

Mas ser mulher é uma tarefa hercúlea! O forte Héracles, como punição imposta pela pérfida madrasta, foi incumbido de executar doze trabalhos no espaço de alguns anos, e tornou-se uma lenda. Qual a mulher, que, com a sua capacidade multitasking a todo o vapor, não as completa diariamente, sem sequer um pingo de reconhecimento ?

Mas dissequemos as heroicas tarefas :

  1. Matou o Leão de Nemeia – Feito complicado, o de matar o bicho. Nós, mulheres e mães que sabemos que o mata-bicho é a refeição mais importante do dia, conseguimos ultrapassá-la, dia após dia, ano após ano, com mais ou menos paciência, mas sempre eficazmente.
  2. Matou a Hidra de Lerna – Bicho barulhento, e com nove cabeças, que vamos decapitando, uma a uma,  a cada toque do despertador pela manhã, e por fim lá nos erguemos um tanto contrafeitas, mas  preguiçosamente vitoriosas.
  3. Foi mais veloz que a corça de Cerínia – Pfff… o Forte Héracles seguramente nunca foi a correr, atrasado e com um filho á tiracolo apanhar o autocarro.
  4. Capturou vivo o Javali de Erimanto – Eu capturei o meu, wild boar, com queda para Don Juan, alive and kicking, e mantenho-o prisioneiro dos meus encantos há quase 35 anos.
  5. Limpou os Estábulos de Augeias- Pois, mas não há livro de história que ateste que tinham mais do que uma assoalhada… eram talvez tipo loft, sem prateleiras cheias de livros e bibelots... e depois desviou um rio... olha se fosse a balde e esfregona ???  Grande coisa...
  6. Matou as aves do Estinfalo (que expulsavam os raios de sol) – Quem é que não mata a paciência a aplicar protector solar com factor 50 para expulsar os raios UV dos nossos pés de galinha em embrião????
  7. Venceu o Touro de Creta- Tratar com o chefe no trabalho nem sempre é fácil e requer muito mais sagacidade que força, e cada dia que passa é um novo desafio que levamos a bom termo. O forte Héracles trabalhava por conta própria, por isso nesta tarefa, marcamos pontos a dobrar.
  8. Castigou Diómedes ( que tinha cavalos antropófagos) – Se lhe tirou a Playstation, a Wee, ou a X-Box, e o Diómedes ficou a fazer um chinfrim tão grande que ele o deu de comer ás bestas hominívoras, teve um pequeno vislumbre do que acontece quando desligamos a televisão para servir o jantar.
  9. Venceu Hipólita ( a rainha das amazonas). Feliz forte Héracles que só teve que vencer uma Hipólita !! Nós temos que lidar com TANTOS hipócritas todos os dias e saber sustentar moralmente e com panache tanta aleivosia.
  10. Matou o Gigante Gerion , mostrengo polidáctilo e grande de vários metros. Tal e qual como tantas de nós que mataram horas do seu precioso tempo na interminável fila do Pingo Doce na promoção dos 50% e trouxeram como troféu o que queriam e muito daquilo que não precisavam.
  11. Foi a Hades buscar o Cerebero – Coisa de homem, claro, nós temos o nosso bem no sítio e não o deixamos andar a vadiar por aí…
  12. Colheu os Pomos das Hispérides – nós vamos busca-los ao Jumbo, ao Minipreço, ao Continente, ao Pingo Doce, ao mercado, ao lugar... mas posso garantir, e falo por mim, que a minha tarte é muito superior a alguma que o forte Héracles poderia alguma vez preparar.

Com isto tudo , concluímos o quê ? Trabalhamos como heroínas e não há sequer um  poeta cego que cante os nossos feitos, e a condição inegavelmente superior de sermos mulheres.

4 comentários:

  1. Ahahahahahahahaha
    Gostei de todas mas gostava de acrescentar que limpar um estábulo é facil quando se tem um rio ao lado para poder desviar o curso agora queria vê-lo a limpar fraldas e narizes de empreitada...
    E tu deves ser uma espécie de Circe para teres encantado o teu homem assim durante tanto tempo!
    Muito bom! Adorei!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela parte da bruxa Ahahahahahahahahah... Mas calculei que havias de achar giro. :D

    ResponderEliminar
  3. Cheguei aqui seduzida pelas imagens e fiquei encantada com teus post!
    Esse em particular, merece uma salva de aplausos imensuráveis, inteligencia mesclada com um humor fantástico!
    Parabéns!
    Abraços
    V.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Valéria !Que bom que gostou ! Espero mais visitas suas !!! Opiniões são sempre muito bem vindas. Outro abraço !!

    ResponderEliminar

É aqui que me mandas dar uma curva