domingo, 10 de junho de 2012

O Emplastro

.
Dicionário :
” Emplastro ou emplasto é uma forma de medicação transdérmica caracterizada pela colocação sobre a pele de alguma substância sólida quente com o intuito de esquentar e/ou amolecer os tecidos, acelerando o processo de cura. Também é conhecido por compressa ou cataplasma”
Durante séculos e séculos, os emplastros foram usados como remédio ou mezinha para atenuar a dor ou o mal-estar, sendo eles próprios fonte de desconforto, pela textura viscosa, mau cheiro e aparência repulsiva.
Nos dias de hoje caiu em desuso, por estar cientificamente comprovado que usado incorrectamente pode ser bastante prejudicial.
Em Portugal, de há uns pares de anos a esta parte, começou a associar-se a palavra Emplastro ao Fernando, um fervoroso apoiante do FCP com um pequeno retardo, que adora aparecer em tudo o que é TV, jornal e revista e que a par da classe dirigente, do José Mourinho ou do Cristiano Ronaldo, é provavelmente um dos portugueses com maior destaque a nível nacional e internacional. Penso que não há quem não sorria em presença do Emplastro.
Como em tudo na vida, sempre que alguém que, por algum mérito ou desmérito é catapultado para a ribalta da fama, durante os “tais” 15 minutos ou com uma permanência mais prolongada, seguem-se sempre os wannabes….
Mas ser emplastro não é para toda a gente, apesar de candidatos a emplastro não faltarem por aí. O Fernando é um simples de espírito que gosta de aparecer, é simpático e a nada prejudicial. Depois há os outros cujo lema é “aparecer bem, não te importes de passar por cima de ninguém”; esses deturpam as verdades, e criam verdades novas, muito próprias e retorcidas, porque a verdade não é importante, o importante é aparecer, mostrar-se, ser grande e gritar ao mundo uma mentira do tamanho do próprio.
Normalmente são pessoas incultas e pouco inteligentes, que falam os chavões da moda ouvidos na televisão a alguma figura de maior ou menor importância, durante os Prós e Contras, por exemplo, e que correram a introduzir no seu vocabulário, como se dele sempre tivessem constado. Podem não lhes saber o sentido, mas que soa bem, soa. São na sua grande maioria pessoas que parasitam pelos locais de trabalho, quando trabalham, ou se quiçá têm alguma ocupação digna desse nome.  Estão sempre á espreita dum flash que os valorize ou lhes imortalize a imagem, porque é isso que realmente importa, que abre portas, vale reconhecidos apertos de mão e palmadinhas de apreço nas costas. O reconhecimento público é meio caminho andado para a imortalidade... que o diga o Charles Manson...
Enfim....Aqui fica o meu repto :  Quem não conhece o Emplastro ?  … eu conheço ! O original e as contrafacções .

2 comentários:

  1. I love the pic in this post.
    www.BloggerPlugs.Blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you Ali. He is for real . Shows up in every TV new and live broascast. Emplastro, means plaster, because he is sticky, but harmless. My text is not all about him,mostly about all the plasters we have to bare with, but he is simple guy and a character.

      Eliminar

É aqui que me mandas dar uma curva