sexta-feira, 8 de junho de 2012

Gramática

Definição :
 
"A gramática é a ciência que estuda os elementos de uma língua e as suas combinações. O conceito provém do termo latim grammatĭca e faz referência, por outro lado, à arte de falar e escrever uma língua de forma correcta. A gramática é portanto o conjunto de regras e princípios que regem o uso de uma linguagem determinada (cada linguagem tem a sua própria gramática). Enquanto ciência, faz parte da linguística."
Gramática é um conceito em desuso. Semântica, Morfologia e Sintaxe são palavras tão estranhas, que poderiam muito bem ser nomes de personagens misteriosas dum popular Video Game . A apoiar esta minha afirmação temos livros, jornais, revistas, mensagens de rodapé  em todos os telenoticiários, a world wide web ...o facebook, então devia ser nome de clube de futebol, com todos os pontapés na gramática que tem. Eu pessoalmente considero-me uma saramaguista de 1ª água, não por me considerar escritora (valha-me Deus!!), nem porque partilhe as crenças religiosas e políticas do nosso Prémio Nobel, mas porque a minha pontuação é algo estranha e por vezes inexistente. A minha relação com os acentos está longe de ser pacífica, especialmente porque escrever com os acentos certos dá muito mais trabalho e obriga-me e estar no meu assento mais tempo. Uso e abuso das reticências, mas quem é que nos dias de hoje não põe  reticências praticamente em tudo ?!?
Ler um teste dum aluno duma qualquer EB, Liceu, Colégio, mesmo dum universitário em que a resposta a uma qualquer pergunta requeira desenvolvimento, é entrar no mundo do surreal, em que o princípio, meio e fim das frases pode estar patente, mas não forçosamente por esta ordem, e os erros, principalmente nas conjugações dos tempos verbais, são gritantes.
O mais incrível, é que os críticos que como eu , se arvoram virtuosos e apontam os ataques assassinos á nossa língua mãe, não estão isentos de conivência  com o crime.
Já que constatámos que se torturou, bateu, cortou, e moeu a gramática até se tornar  picado de carne, valerá a pena continuar a pelejar ou antes fazer vista grossa,  olhar para o lado, e comer os hamburgueres ?

Sem comentários:

Enviar um comentário

É aqui que me mandas dar uma curva