segunda-feira, 25 de junho de 2012

Windows of Wisdom...


Informática:
Informática é o termo usado para descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico , assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.



Fui introduzida nestas lides da computação, há para aí uns bons 25 anos pelo Mano do meio, que possuidor dum curso em MS DOS e a trabalhar em par-time numa empresa conceituada de software, resolveu dar uns tópicos á “mana velha” sobre o assunto. A linguagem do DOS era e é complicada,  de muito estudo e a requerer muita prática, mas lá me fui safando, menos mal. Usava o PC para escrever as minhas cartas, arquivar as minhas receitas e principalmente para a filha mais velha jogar Prince of Persia, Monkey Island, Lemmings, Ducktales, Super Mario, Tetris, etc.etc.

O advento do Windows abriu-me os horizontes, tornando-me uma fanática cibernauta, e a World Wide Web um familiar a quem trato por tu, mas ainda sem grandes confianças. Todos os detractores do novo sistema operativo tiveram que dar a mão á palmatória: era fácil, rápido, ali ao alcance dum dedo – os primeiros ratos,enormes e com a rodinha por baixo -  mas demorou anos a ser consistente. Penso, na minha modesta opinião de utilizador, que de todos os SOs que foram desenvolvidos ao longo dos anos, Windows based, o Windows 98 foi de longe o melhor, seguido do XP e do Windows 7.


E conversa aqui, experiência ali, gabo-me de, aparentemente jurássica, dar cartas a miúdos com idade para serem meus filhos e netos em matéria de informática, ensinando-lhes até por telefone, como limpar um vírus maluco, ou mesmo formatar o disco e carregar de novo o sistema operativo e os drivers dos componentes, configurar contas de correio, etc.. Num twist daqueles que nos deixam um sorriso nos lábios, o meu mestre e mentor informático, Mano do meio, sempre que tem problemas com o PC, telefona-me a pedir opinião ou traz a máquina cá a casa para eu dar o meu jeito.
Por vezes coisas pequenas e insignificantes operam maravilhas no nosso ego :D

Não passa um dia que não dê uma espreitadela, no correio, nas notícias, no Facebook (que fantástico poder encontrar colegas de Liceu de quem nada sabemos há mais de 20 anos!!), e agora nos meus Ditos & Escritos. Ajuda-me a conectar ao resto do mundo, mas principalmente a aprender, e como o saber não ocupa lugar e eu sou avida como uma esponja, terei um sempre espaço reservado para as novas tecnologias. Se ajudarem ao saber, estarei sempre pronta para aprender.

Sem comentários:

Enviar um comentário

É aqui que me mandas dar uma curva