sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ai, as Férias ......

Férias:

As férias são um período de descanso periódico de uma atividade constante, geralmente trabalho ou aulas e maior que um fim de semana. O período de férias varia de acordo com a legislação de cada país.


Alvor :

Alvor é uma freguesia portuguesa do concelho de Portimão, com 15,25 km² de área e 6 154 habitantes (2011). Densidade: 403,5 hab/km².
Terra de tradição marítima e piscatória, de profundas crenças religiosas, assinaladas pela Igreja Matriz, donde se destaca o seu pórtico principal de grande riqueza decorativa, esteve desde sempre sujeita aos infortúnios da faina e infortúnios do mar. Hoje, paralelamente com a pesca de cariz artesanal, a restauração, o comércio e o turismo são as actividades económicas principais.
Alvor é muito conhecida pelas suas praias e pela sua aldeia piscatória junto à foz do rio.
Aqui faleceu, em 25 de Outubro de 1495, el-rei de Portugal D. João II. Pouco tempo depois, D. Manuel elevou-a a vila sede de concelho, estatuto que viria a perder no início do século XIX. O pequeno município era constituído apenas pela vila e tinha, em 1801, 1 288 habitantes.
É costume ouvir os visitantes ou pessoas de fora chamar "O Alvor" à vila, quando a designação "O Alvor" se refere ao rio com o mesmo nome. Para alguém se referir a Alvor, simplesmente deve indicar Alvor ou vila de Alvor.
O nome desta vila, contrariamente ao que se poderá pensar, não significa alvorada, início do dia, mas sim fortaleza, castelo, derivando do árabe al-burdj.





Está a aproximar-se a passos largos a época do ano pela qual todos mais ansiamos : as Férias. Depois dum ano de labuta incessante, uns dias, mesmo poucos que sejam, são um conforto para o nosso corpo e um bálsamo para a nossa psique.
Descobri o Alvor há duas décadas. Foi uma paixão fulminante. As praias, as gentes o silêncio e a pacatez, para mim e muitos como eu que passam horas e horas por dia num bulício constante, foi a descoberta do Reino Encantado das Férias, onde aplico ao milímetro a minha regra dos 4-100 :Sem make-up, sem soutien, sem sapatos e sem pressa.  Acordar, desjejuar e andar. Não é fantástico?!?!?! Cafézinho, jornais diários e semanários, revistas cor de rosa para me manter actualizada, a Sábado e a Visão, 1 livro dos 6 que me costumam acompanhar nas férias, altura em que sou uma leitora compulsiva, uma garrafa de Pleno de camomila "baptizada" e fresca no saco, os hidratantes ... et voilá ! ... Toalha, espreguiçadeira e muito mar, porque não suporto calor sem estar dentro de água. Permito-me 10 ou 15  minutos de umas braçadas de bruços, para não dizer que não fiz exercício nas férias, e depois entrego-me ao prazer de ler. Á noite , se nos der na melancolia, há sempre a confusão de Portimão by night , Praia da Rocha, Marina, Nikki Beach, que é já ali, 5 minutinhos, e de passear a pé pela calçada junto á ria de Alvor, devagarinho e aspirando o ar carregado de maresia com um sorriso de satisfação.
Este ano, vai ser um bocadinho diferente, mas mudanças são salutares, e eu espero que corra bem. Não vou poder "mergulhar da varanda no mar" , mas vou ter ainda menos com que me preocupar ( ou pelo menos assim espero).
... Só tenho pena que Setembro não seja já amanhã ...


Deixo um link giro para quem optar por outros destinos, e não vá para fora cá dentro :

FlightRadar24

Sem comentários:

Enviar um comentário

É aqui que me mandas dar uma curva